O efêmero nas artes - XI Colóquio Internacional Franco-Brasileiro de Estética

O efêmero nas artes 
 XI Colóquio Franco Brasileiro de Estética 
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Escola de Belas Artes
Universidade Federal da Bahia
06 e 07 de outubro  2014


A arte contemporânea pode ser entendida a partir do estado efêmero que a sociedade atual vem vivenciando, um tempo de rápidas mudanças, de busca incessante de “agoras”, da indústria do descartável, da velocidade de informações. Vivemos a época do “efêmero”, termo que têm sido amplamente empregado para caracterizar uma enorme gama de ações artísticas. No campo das artes visuais, a ideia da obra de arte acabada materializada, concreta, imutável e eterna vem sendo suplantada por uma outra qualidade artística, conceitual, incompleta e que existe somente em tempo real, em processo e em progresso, esculpida no atelier interior do artista e manifestadas em ações, intervenções e performances. Por isso podem também ser entendidas por sua própria natureza como uma arte de fronteiras, uma arte aberta pelo seu caráter indefinido, fluido, contraditório e mutante.

O XI Colóquio Franco Brasileiro de Estética: o efêmero nas artes evoca possíveis estados liminares do evento artístico e de um acúmulo de textos e contextos que interligam a obra, o discurso estético, o conceito, a permanência e a efemeridade à luz da atmosfera contemporânea. O que se pretende, dentre outras questões é ampliar as discussões que atravessam as pesquisas em artes na academia e investigar as fronteiras interdisciplinares, interculturais, identitárias e epistemológicas para confrontar os mecanismos estruturantes e aos aparelhos ideológicos que modelam o pensar arte / educação na sociedade atual. Por isso nos parece oportuno trazer para o XI colóquio a temática, o efêmero nas artes, que emerge do tema central dos colóquios internacionais RETINA 2014: Fronteiras do Efêmero. Então, para entendermos as rápidas transformações ocorridas no movimento artístico é preciso refletir sobre os seus processos relacionais, a recepção da obra, as fronteiras entre as dimensões inteligíveis e sensíveis, a matéria e o pensamento artístico, a obra e o artista, o concreto e o subjetivo, o sujeito e o objeto, a forma e o conceito, o perene e o efêmero, o ser, o estar e o devir. Porque as relações efêmeras tornaram-se relevantes nos estudos da arte? E as duradouras? Como explorarar as lacunas que se formam entre estes territórios enquanto fronteiras relevantes e um campo fértil de subjetividades para nutrir o pensamento crítico no campo das artes? Podemos dizer que o sensível está para o efêmero assim como o inteligível está para o duradouro? O efêmero e o pensamento contemporâneo são eles dependentes um do outro?
Por ser um evento proposto pela academia das belas artes, a sua relevância reflete nos processos didáticos pedagógicos,  na formação de artistas contemporâneos, contribuindo para a construção de conhecimento a partir de experiências vividas no corpo de si mesmo, em confronto com o corpo social, político e transitório que o acolhe. Assim, que estratégias pedagógicas podem promover ações críticas, ético-estéticas e teórico-práticas na formação do artista e do professor de artes a partir do pensamento contemporâneo que adotam os modos autoreflexivos?
Os Colóquios RETINA se tornaram um dos principais eventos do gênero na Bahia e quiçá do Brasil. Sua temáticas, abordagens e formato,  abrigando exposição de vídeos, fotografias conferências e mesas de debates que foram determinantes para conferir a sua qualidade, aberto ao público e gratuito que alcançou vários setores da sociedade.

Programação

Dia 06/10 Segunda-Feira

Programação
Dia 06/10 Segunda-Feira
08:30 Abertura
Performace Musical Onias Camardeli osons do Barro
conferência 1 - Les frontières de l’éphémère - François Soulages (UParis 8)

10:00 Pausa pra café

10:15 Mesa: O Efêmero nas Artes
conferência 2: Tracer l’éphémère. Dialogue entre la peinture et la poésie. Tal Coat et André du Bouchet - Eric Bonnet (UParis8)
conferência 3 L’élément pictural effacé dans la pratique du graffiti - Gary Burgy (UParis8)
conferência 4 O efêmero da performance nas obras de Esther Ferrer e suas imagens - Cintia Tosta (UParis8)
Moderador -  Albertto Olivieri (PPGAV UFBA)

12:30 pausa para almoço

14:00 mesa: Arte e corpo contrapontos efêmeros
Conferencista 5 A Presença Fortuita e Transitória do Agora - Beatriz Rauscher (UFUB)
conferencista 6 Ivani Santana - Na busca de marcas do efêmero corpo-sonoro (IHAC UFBA)
conferencista 7  Cirylle Brissot (IRCAM) e Valécia Ribeiro (UFRB)
conferencista 8 - Au seuil des corps et des images - Nadia Vadori-Gautier (UParis8)
moderador -  Eriel Araújo (PPGAV UFBA)

16:00 pausa café

16:15 Mesa: A Performance a Imagem e o Efêmero
conferencista 09  A Performance a Imagem e o Efêmero - Ieda Oliveira (PPGAV UFBA)
conferencista 10 Erick Nakanome (PPGAV UFBA)
conferencista 11 Michele Matiuzi (PPGAV UFBA)
moderador - Ricardo Biriba (PPGAV UFBA)

18:00 apresentação de performances

Michele Matiuzi
Cintia Tosta
Nadia Vadori-Gautier


dia 07/10 terça-feira
09:00 Grupo de trabalhos
GT1 Processos de criação artística: arte e efemeridade
GT2 Arte educação contemporânea: pedagogias interdisciplinares
GT3 História Teoria e Filosofia da Arte: fronteiras do efêmero

Título e Resumo até 700 caract. e no máximo quatro palavras chaves

Copiar e colar no word, preencher a ficha e encaminhar para o email:

Informações Inscrições

Os trabalhos para serem inscritos no colóquio devem estar alinhados em uma das duas categorias: Grupos de trabalho (GTs) comunicação (20 min) específico para estudantes de Pós-Graduação mestres e doutores:Serão aceitas inscrições de trabalhos finalizados e em andamento desenvolvidos em programas de Pós-Graduação e Iniciação Científica de áreas afins, que contemplem as temáticas propostas nos GTs.

Como critério de avaliação as inscrições devem apresentar trabalhos de relevância para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica no universo das artes e suas conexões com outras áreas de conhecimento e discussões atualizadas.

Período de inscrição

As Inscrições são feitas exclusivamente via email no período de 15 à 30 DE SETEMBRO DE 2014.

Os trabalhos submetidos devem ser originais e não devem ter sido previamente apresentados ou publicados em outros congressos, reuniões ou revistas.
1. Enviar somente o resumo: O resumo deverá estar de acordo com o formulário de subscrição disponível no blog:coloquioretina2013.blogspot.com.br
2. Cada autor poderá apresentar até 2 (dois) trabalhos, podendo ser 1º autor em apenas um deles.
3. Será permitido um número máximo de 4 (quatro) autores por cada trabalho.
4. Todos os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do Colóquio.

Especificações e orientações para os artigos completos, referentes à Comunicação Oral em grupos de trabalho (GTs):

Material a ser apresentado após aprovação da inscrição para apresentação de trabalhos (comunicação Oral em GTs):
· Texto completo até 30 de outubro: publicação do E-livro do Colóquio. - máximo 15 pg; corpo 12 arial ; entrelinha 1,5 ; margens esquerda e superior 3,0 ; direita e inferior 2,5 cm.
· Ordem da diagramação (documento do word)
ü 1 - título em caixa alta Negrito corpo 14, (centralizado) ; 2 - nome do autor (alinhado Direita) - indicando nota de pé de pág. com (curr resumido autor(es), programa o qual está vinculado, escola, universidade, email); 3 - resumo (Texto justificado entrelinha simples) ; 4 - palavras chaves (caixa alta Negrito); 5 - Capítulos e sub capítulos em corpo 12 cx alta e baixa. Alinhados à esquerda;
ü indicação dos locais das Imagens com inserção de legenda numerada do WORD corpo 10. As imagens com definição 300 dpi devem ser enviadas em arquivos jpg com nomes dos respectivos arquivos indicando local onde serão colados no texto (uma imagem por arquivo). Utilizaremos as referências em notas de pé de página (abnt).

A seleção para a publicação dos artigos referentes às comunicações orais em GTS serão definidos pela comissão científica do colóquio tomando como base os seguintes critérios:

1. Importância do tema e sua adequação para uma publicação científica.
2. Situação do artigo em relação ao outros similares.
3. Discussão sobre atualidade, abrangência e adequação do Texto aos conhecimentos da área.

4. Avaliação da qualidade, em torno de teor cognitivo e expressão escrita
Colóquios RETINA 2014 – Fronteiras do Efêmero
XI Colóquio Franco Brasileiro de Estética: o efêmero nas artes
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Escola de Belas Artes
Universidade Federal da Bahia
06 a 13 de outubro 2014
Coordenador do IX Colóquio: Ricardo Biriba - UFBA
Presidente do RETINA INTERNACIONAL: François Soulages – Paris 8

Presidente do RETINA AMÉRICA LATINA: Alberto Olivieri - UFBA





Présentation du XI colloque RETINA
XI Colloque Franco Brasilien d'esthétique: l’éphémère dans l’art

L’art contemporain se doit d’être envisagé à la lumière de l’état éphémère dans lequel notre société actuelle est plongéeune ère de transformations éclaires, de quête permanente de l’instant  présent, dans laquelle s’est développé l’industrie du jetable et où l’information circule instantanément d’un point à un autre.
 Nous vivons l’époque de « l’éphémère »  tant est que cette notion est devenue une des clés les plus utilisée pour caractériser une multitude d’actions artistiques.
Dans le champ des arts visuels, l’idée de l’œuvre achevée matérialisée, concrète immuable et éternelle a vécue pour être supplantée par la reconnaissance d’autres éléments artistiques, conceptuels comme l’inachevé, l’incomplet, l’existence de l’œuvre à l’instant T, la sculpture dont la matière même est l’atelier intérieur de l’artiste, ce qui se manifeste aujourd’hui au travers d’actions, d’interventions  ou de performances.
C’est pourquoi aussi ces œuvres doivent être perçues de part leur nature intrinsèque, comme un art  des  limites, ouvert grâce à son indétermination, ses fluctuations,  ses contradictions et son état en perpétuelle  mutation.
Le onzième colloque Franco Brésilien d’esthétique  intitulé « l’éphémère dans l’art » abordera les « états limites » de l’évènement artistique ainsi que la multitude de textes et de contextes qui lient l’œuvre au discours esthétique, aux concepts, à sa pérennité ou sa fugacité tout ceci à la lumière et dans l’atmosphère du discours contemporain.
Parmi les problématiques qui seront discutées, nous souhaitons étendre les débats aux préoccupations qui traversent les recherches  au sein des institutions académiques, interrogeant les frontières interdisciplinaires, interculturelles, identitaires et épistémologiques pour confronter les mécanismes qui  les structurent à ceux des appareils idéologiques qui modèlent la pensée dans l’art et éducation au sein de la société actuelle.
 C’est pourquoi il nous parait opportun de traiter dans cette onzième édition, qui s’inscrit dans le réseau des différents colloques internationaux RETINA 2014, la thématique centrale qui les traverse  cette année à savoir : « Frontières de l’Ephémère ».
Pour que nous comprenions les transformations rapides survenues dans les courants artistiques nous devons interroger tous les angles de leurs processus relationnels, c’est à dire la réception de l’œuvre, la frontière entre sa dimension intelligible et sensible, le faire et la pensée, l’œuvre et l’artiste, le concret  et le subjectif, le sujet et l’objet, la forme et le concept, le pérenne et l’éphémère, l’être et le devenir.
 Pourquoi les relations éphémères ont-elles pris une telle importance dans l’étude de l’art ? Et qu’en est-il  devenu des durables ? Comment exploiter les lacunes qui se sont crées entre ces territoires délimitées par d’importantes frontières, pleines de subjectivité, afin de nourrir une pensée critique dans le domaine des arts ?
Pouvons nous dire que le sensible correspond à  l’éphémère comme l’intelligible correspond au durable ? L’éphémère et la pensée contemporaine sont ils dépendant l’un de l’autre?

Pour être est un événement proposé par l’académie des beaux arts sa pertinence reflète nos processus didactiques et pédagogiques, appliqués à la formation d’artistes contemporains, contribuant à la construction de leurs savoirs sur la base d’expériences vécues par leur propre corps confronté au corps social et politique et qui les accueille de façon transitoire.
 Quelles stratégies pédagogiques adoptant les modes autoréflexifs dans la pensée contemporaine, peuvent encourager des actions critiques, éthico-esthétique, théorico-pratiques, dans la formation de l’artiste, du professeur d’arts ?
Les colloques RETINA sont devenus un des principaux évènements de ce genre à Bahia voir au Brésil . Avec leurs thématiques, leur approche, leur organisation, qui regroupe expositions vidéo, photos, conférences et tables rondes dont la qualité fut déterminante pour leur réussite, ils ont depuis toujours été gratuit et ouverts au public ce qui leur a également permis de toucher nombreux secteurs de la société.
Par Ricardo Biriba

Traduction: Luc Grislin